Durante o processo de criação do projeto TRANSBORDA, corporalidades, partituras de movimento e imagens investigadas pelos intérpretes são desenvolvidas a cada encontro. Além dos recortes sobre a obra de Eve Sussman e dos procedimentos do cinema, o Núcleo investiga outras referências de imagens, textos, filmes, músicas, coreógrafos, diretores de cinema, fotógrafos etc, relacionados às décadas de 50/60 e alguns artistas contemporâneos que inspiram essa pesquisa.
No decorrer do processo algumas dessas referências foram levantadas pelos provocadores José Romero e Moira Toledo a partir de suas observações sobre o material criado pelos intérpretes.
Abaixo seguem links de algumas dessas referências:
Os fotógrafos
Marcelo Geppetti
Muybrigde
O arquiteto
Julius Shulman (documentário)
Os filmes
The Rape of Sabine Women de Eve Sussman
O desprezo de Jean-Luc Godard
Noite de estréia de John Cassavetes
Eletrodomésticas de Kleber Mendonça Filho
A série de TV
Mad Men
A música
Tereza da praia de Dick Farney
15.8.10
Referências de pesquisa
Postado por
Núcleo Cinematográfico de Dança
|
Marcadores:
referências
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O PROJETO
Contemplado pelo Programa de Fomento à Dança de São Paulo, edição 2010, “Transborda” é um projeto artístico do “Núcleo Cinematográfico de Dança” de difusão da dança contemporânea que pesquisa relações entre as linguagens do cinema e da dança. Desenvolve poéticas pela fisicalidade e imagem do movimento apoiadas sobre a estética do cinema.
O projeto prevê a criação e apresentação de um espetáculo inédito - inspirado na obra “The rape of Sabine Women“ da artista Eve Sussman - a realização de “intervenções” em locações específicas pela cidade de São Paulo, uma palestra com um profissional do cinema, um programa de workshops sobre o processo de criação e este blog que tem como objetivo publicar, quinzenalmente, alguns materiais investigados durante o processo criativo. Para saber mais clique aqui.
Parcerias e Apoios
Assuntos
Blogumulus by Roy Tanck and Amanda Fazani
0 comentários:
Postar um comentário